O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) recuou 0,5% em julho, na comparação com junho. De acordo com o Banco Central, é a terceira retração consecutiva do indicador, calculado já com o ajuste sazonal.
De acordo com a autoridade monetária, o setor que apresentou maior recuo foi o industrial (1,1%). Já o IBC-BR do setor agropecuário recuou 0,8%. No caso do setor de serviços, foi observada uma retração de 0,2%.
Na comparação com julho de 2024, o IBC-Br apresentou alta de 1,1%. No acumulado de 12 meses (período finalizado em julho), a alta apresentada ficou em 3,5%. No período compreendido entre janeiro e julho, o resultado foi também de alta de 2,9%.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Nessas duas situações, não é necessário que o cálculo seja feito com ajuste sazonal, uma vez que se tratam de períodos correspondentes.
O cálculo com ajuste sazonal é feito quando os períodos referenciais apresentam diferenças com relação ao número de dias úteis ou oscilações típicas de algumas atividades, em especial, relativas a picos de produção.
Economia Governo federal reajusta auxílio-alimentação de servidores em 17,5%
Economia Poupança tem retirada líquida de R$ 9,7 bilhões em outubro
Economia Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas
Economia Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista
Economia Petrobras anuncia lucro líquido de R$ 32,7 bi no terceiro trimestre
Economia Balança comercial tem o segundo maior superávit para meses de outubro Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 16° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo