O documentário Mulheres na Ciência, produzido pelo projeto Mídia Ciência, será exibido na TV Educativa MS no dia 18 de outubro, às 21h. A produção, que valoriza a presença e a trajetória das mulheres na pesquisa científica, chega pela primeira vez à televisão aberta após circular por eventos nacionais e espaços alternativos de divulgação científica.
Com duração de aproximadamente uma hora, o filme reúne relatos de pesquisadoras, professoras, estudantes e gestoras de Mato Grosso do Sul. As entrevistas abordam desafios enfrentados pelas mulheres na ciência, como a conciliação entre maternidade e carreira, as desigualdades de gênero em ambientes acadêmicos e a luta por representatividade em posições de liderança.
O documentário foi lançado em 2024 pelo projeto Mídia Ciência, realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Fundect, do Governo do Estado e do Sebrae. Desde então, vem sendo exibido em diferentes regiões do país, incluindo o Rio de Janeiro e Pernambuco, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico da América Latina.
Para o coordenador do projeto, André Mazini, a exibição na TV aberta representa mais uma etapa de aproximação entre a ciência e a sociedade.
“Levar o documentário para a televisão pública é uma forma de ampliar o diálogo e inspirar pessoas que talvez nunca tenham se visto representadas na ciência. Acreditamos que a popularização científica precisa ocupar todos os espaços, escolas, bares e os lares, como forma de combater a desinformação, além de incentivar que novas pesquisadoras possam surgir entre aquelas que tiveram acesso ao documentário”, explica Mazini.
A TV Educativa MS, emissora pública mantida pela Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa (Fertel), pode ser sintonizada no canal 4.1 (sinal digital) e também acompanhada por transmissões ao vivo pelo site educativa.ms e pelo canal da emissora no YouTube. Na TV por assinatura, o canal está disponível na posição 515 HD da Claro/Embratel.
A narração do documentário é feita pela atriz Nicole Dichoff, também proprietária do bar Pizza Pub, em Campo Grande - local onde recentemente foi realizada uma exibição especial da obra, marcando o início de uma nova fase do projeto, que pretende levar a divulgação científica para espaços culturais e informais.
Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a exibição na TV Educativa reforça o papel do Estado em apoiar iniciativas que unem ciência e cultura. “O documentário mostra o talento das mulheres sul-mato-grossenses e aproxima a ciência da população. É um exemplo de como a divulgação científica pode ser feita de forma sensível e acessível”, destaca.
Serviço:
Comunicação Fundect
Geral Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió
Mato Grosso do Sul Com 1.131 novas empresas abertas em outubro, MS completa 10 meses seguidos de crescimento
Mato Grosso do Sul Funtrab inicia 2ª etapa do Qualifica Express com mais cursos gratuitos em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul na COP30: Estado apresenta ao mundo expertise único em carbono neutro e avanço econômico sustentável
Mato Grosso do Sul Formação ‘vira a chave’ em aldeia e indígenas de MS lucram mais de 2 mil reais em uma semana de trabalho
Mato Grosso do Sul Do planejamento à entrega: Governo acelera obras que melhoram a vida das pessoas Mín. 18° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuva