A ferramenta Nomes no Brasil , divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permite identificar quais foram os nomes mais populares no país em cada década. O instituto destaca que os dois maiores responsáveis pelos “nomes da moda” no Brasil são as telenovelas e o futebol.
>> Confira nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE
O site conta com uma seção de curiosidades que destaca, dentre outras informações, a popularidade do nome Helena, que foi usado por diversas protagonistas de novela. São 366 mil Helenas no Brasil, com um crescimento significativo a partir de 2000-2009.
“Atualmente, a Grécia é também chamada de República Helênica, uma vez que os cidadãos gregos se identificavam por 'helenos'. O termo ainda derivou a expressão 'cultura helênica', referente a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”, explica o site.
O levantamento destaca que jogadores de futebol também têm grande influência nos registros de nomes dos bebês. Rivelino, nome do ídolo da Seleção campeã de 1970, teve seu auge nesse período - 69% dos Rivelinos foram registrados nessa década. Da mesma forma, Romário teve 69% dos registros na década de 1990, enquanto o nome Neymar começou a se popularizar na década de 2010.
A página traz ainda explicações sobre a origem dos nomes e dos sobrenomes, além de um ranking com os mais populares de cada década. Também é possível consultar um mapa com os nomes mais populares de cada país .
A ferramenta interativa permite consultar a ocorrência, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. O levantamento retrata a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022.
Mato Grosso do Sul Apoiadas pela Fundect, startups de Mato Grosso do Sul participam do Web Summit Lisboa 2025
Mato Grosso do Sul Curso de panificação une ressocialização e solidariedade no Centro Penal da Gameleira
Geral Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió
Mato Grosso do Sul Com 1.131 novas empresas abertas em outubro, MS completa 10 meses seguidos de crescimento
Mato Grosso do Sul Funtrab inicia 2ª etapa do Qualifica Express com mais cursos gratuitos em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul na COP30: Estado apresenta ao mundo expertise único em carbono neutro e avanço econômico sustentável Mín. 18° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuva